Homenagem a vereadores mortos em outros Estados

Por iniciativa do vereador, Pedro Paulo Souza, foi concedido um minuto de silêncio em luto pela morte de vereadores em outros Estados brasileiros e o sargento da polícia militar de Chapecó, Claudecir Barrivueno, executado no domingo, 18. A homenagem aconteceu antes de iniciar as discussões previstas na ordem do dia na sessão na Câmara de Vereadores de Araranguá desta quarta, 21.

Solidário a situação em que as famílias das vítimas se encontram, o vereador, Paulo, lembrou dos crimes, em especial, do assassinato da vereadora carioca, Marielle Franco, na semana passada no Rio de Janeiro, e a morte do suplente de vereador de Magé/RJ, Paulo Teixeira, na terça, 20. “Temos que nos colocar no lugar das famílias destas vítimas e lembrar que acima de tudo, estes vereadores representavam suas cidades. É lamentável os motivos que estão sendo noticiados, inclusive a morte do sargento da PM que estava de folga. A violência precisa ser discutida em todos os níveis, inclusive no nosso município. Todos estamos vulneráveis e isso precisa acabar”, disse.

De acordo com dados da União dos Vereadores do Brasil, entre 2017 e 2018, vinte e três prefeitos e vereadores foram assassinados. A maioria pela mesma razão: motivação política. Em Santa Catarina, na cidade de Brunópolis, o último caso registrado foi do vereador, Ademir Patel, morto a tiros em Junho do ano passado após se envolver em uma discussão em um posto de combustíveis.

Vereador quer esclarecimento sobre Campeonato Municipal

A informação de que a admnistração municipal não realizará a Série C do Campeonato Municipal de futebol repercutiu também na Câmara de Vereadores durante a sessão desta segunda, 16. Inconformado com a decisão da organização do campeonato, o vereador, Cristiano Costa, o “Tano” apresentou um requerimento que foi aprovado por unanimidade para que a secretária de Educação, Ariane Almeida, e o diretor de Esportes, Marcel Nazário, participem de uma sessão ordinária para esclarecer as dúvidas dos vereadores relacionadas ao assunto.

Aprovado reajuste salarial dos servidores municipais

Um de autoria do Poder Executivo que trata da reposição dos servidores da administração direta e indireta no percentual de 2,5%, e outro de autoria da própria mesa diretora que autoriza a reposição dos seus servidores também em 2,5% e a dos vereadores em 1,81% com base no INPC.

Moção em apoio a delegados é aprovado

A possível transferência dos delegados de polícia Wellinton Marlon Bosse e Vandilson Moreira da Silva para outras Comarcas foi debatida na sessão de quarta, 11, na Câmara de Vereadores de Araranguá, depois que o vereador, Igor Batista Gomes, apresentou uma moção de apoio e um requerimento destinado às autoridades estaduais competentes, pedindo que os dois delegados fossem mantidos na cidade