Presidente da Câmara aposta no crescimento do município

Há um pouco mais de um ano no comando do Legislativo araranguaense e na semana em que o município comemora 138 anos de emancipação política e administrativa, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, faz uma avaliação do trabalho, fala da expectativa de crescimento do município e dos projetos para o ano. Desde que iniciou o mandato em 2017, a postura da mesa diretora sofreu mudanças, que refletiram positivamente na opinião pública.
Com o projeto “Câmara Solidária”, no ano passado, quase R$ 1 milhão do seu orçamento foram devolvidos à administração municipal e usados em diversas áreas como Saúde, Assistência Social e Segurança Pública, tendo o próprio presidente, Daniel, inclusive, conquistado o título de “Amigo dos Bombeiros”, pelas contribuições dadas ao Corpo de Bombeiros.  Os recursos foram economizados com uma série ações implantadas nos serviços da Câmara como, por exemplo, diminuir o uso de materiais, cortes de gastos com diárias e viagens de vereadores e servidores, e cortes no pagamento de algumas gratificações consideradas desnecessárias para o perfeito funcionalismo público. “Começamos o trabalho na presidência incutindo esta ideia de que precisamos dar o devido valor aos recursos públicos e evitando gastos desnecessários. Vivemos um momento de descrédito com a classe política, e isso só será revertido se começarmos por nossa cidade, por nossas atitudes. Temos que ter responsabilidade!”, disse.
Em 2018 esse projeto promete continuar, porém em moldes diferentes. Outras ações começam a ser planejadas e terão como inicial foco a área da Educação. Uma equipe que assessora o presidente já começa a planejar as estratégias que serão usadas e a forma como atingirá a população como um todo. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas acredita-se que será colocado em prática ainda neste primeiro semestre.
Este é o segundo ano em que Daniel responde pela Câmara como presidente. O mandato é de dois anos. “Quero deixar uma marca positiva como presidente e mostrar para os futuros administradores da casa que é possível economizar e fazer bons projetos que beneficiem toda a população”, acrescentou o presidente.

Aposta no crescimento de Araranguá

Apesar da crise que o Brasil vivencia, os indicativos econômicos demonstram que a situação do brasileiro poderá melhorar nos próximos meses. Inevitavelmente estes dados e a realidade atual também refletem na situação do município que amargou nos últimos meses queda na sua arrecadação e alguns problemas administrativos herdados de outras gestões.
Mas as projeções nacionais animam o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso,  que já foi secretário de Administração de Araranguá e tem experiência em administração pública. Além de entender que a contenção de gastos é uma medida importante e apoiar ações neste sentido, incentiva através de diversos projetos a atração de empresas e novos investidores. “Precisamos criar mecanismos para atrair novos investidores para a cidade. Já me reuni com alguns interessados. Buscar estes investidores é essencial para garantir que o desenvolvimento da cidade continue. Aposto que isso fará com que Araranguá cresça ainda mais”, adiantou.
As negociações estão acontecendo e ao que tudo indica, novas empresas poderão se instalar em Araranguá. “Somos sede de universidades, cursos técnicos e profissionalizantes e isso garante a capacitação dos nossos trabalhadores. Agora precisamos trazer mais empresas para garantir o emprego destes profissionais. Esse será um dos focos de trabalho neste ano, além de buscar formas de desenvolver o Parque Industrial criado por uma lei minha. Precisamos discutir Educação, Saúde e os direitos fundamentais, mas a população precisa de emprego, ter renda para contribuir com o desenvolvimento do município”, completou.

Vereador quer esclarecimento sobre Campeonato Municipal

A informação de que a admnistração municipal não realizará a Série C do Campeonato Municipal de futebol repercutiu também na Câmara de Vereadores durante a sessão desta segunda, 16. Inconformado com a decisão da organização do campeonato, o vereador, Cristiano Costa, o “Tano” apresentou um requerimento que foi aprovado por unanimidade para que a secretária de Educação, Ariane Almeida, e o diretor de Esportes, Marcel Nazário, participem de uma sessão ordinária para esclarecer as dúvidas dos vereadores relacionadas ao assunto.

Aprovado reajuste salarial dos servidores municipais

Um de autoria do Poder Executivo que trata da reposição dos servidores da administração direta e indireta no percentual de 2,5%, e outro de autoria da própria mesa diretora que autoriza a reposição dos seus servidores também em 2,5% e a dos vereadores em 1,81% com base no INPC.

Moção em apoio a delegados é aprovado

A possível transferência dos delegados de polícia Wellinton Marlon Bosse e Vandilson Moreira da Silva para outras Comarcas foi debatida na sessão de quarta, 11, na Câmara de Vereadores de Araranguá, depois que o vereador, Igor Batista Gomes, apresentou uma moção de apoio e um requerimento destinado às autoridades estaduais competentes, pedindo que os dois delegados fossem mantidos na cidade