Presidente da Câmara aposta no crescimento do município

Há um pouco mais de um ano no comando do Legislativo araranguaense e na semana em que o município comemora 138 anos de emancipação política e administrativa, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, faz uma avaliação do trabalho, fala da expectativa de crescimento do município e dos projetos para o ano. Desde que iniciou o mandato em 2017, a postura da mesa diretora sofreu mudanças, que refletiram positivamente na opinião pública.
Com o projeto “Câmara Solidária”, no ano passado, quase R$ 1 milhão do seu orçamento foram devolvidos à administração municipal e usados em diversas áreas como Saúde, Assistência Social e Segurança Pública, tendo o próprio presidente, Daniel, inclusive, conquistado o título de “Amigo dos Bombeiros”, pelas contribuições dadas ao Corpo de Bombeiros.  Os recursos foram economizados com uma série ações implantadas nos serviços da Câmara como, por exemplo, diminuir o uso de materiais, cortes de gastos com diárias e viagens de vereadores e servidores, e cortes no pagamento de algumas gratificações consideradas desnecessárias para o perfeito funcionalismo público. “Começamos o trabalho na presidência incutindo esta ideia de que precisamos dar o devido valor aos recursos públicos e evitando gastos desnecessários. Vivemos um momento de descrédito com a classe política, e isso só será revertido se começarmos por nossa cidade, por nossas atitudes. Temos que ter responsabilidade!”, disse.
Em 2018 esse projeto promete continuar, porém em moldes diferentes. Outras ações começam a ser planejadas e terão como inicial foco a área da Educação. Uma equipe que assessora o presidente já começa a planejar as estratégias que serão usadas e a forma como atingirá a população como um todo. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas acredita-se que será colocado em prática ainda neste primeiro semestre.
Este é o segundo ano em que Daniel responde pela Câmara como presidente. O mandato é de dois anos. “Quero deixar uma marca positiva como presidente e mostrar para os futuros administradores da casa que é possível economizar e fazer bons projetos que beneficiem toda a população”, acrescentou o presidente.

Aposta no crescimento de Araranguá

Apesar da crise que o Brasil vivencia, os indicativos econômicos demonstram que a situação do brasileiro poderá melhorar nos próximos meses. Inevitavelmente estes dados e a realidade atual também refletem na situação do município que amargou nos últimos meses queda na sua arrecadação e alguns problemas administrativos herdados de outras gestões.
Mas as projeções nacionais animam o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso,  que já foi secretário de Administração de Araranguá e tem experiência em administração pública. Além de entender que a contenção de gastos é uma medida importante e apoiar ações neste sentido, incentiva através de diversos projetos a atração de empresas e novos investidores. “Precisamos criar mecanismos para atrair novos investidores para a cidade. Já me reuni com alguns interessados. Buscar estes investidores é essencial para garantir que o desenvolvimento da cidade continue. Aposto que isso fará com que Araranguá cresça ainda mais”, adiantou.
As negociações estão acontecendo e ao que tudo indica, novas empresas poderão se instalar em Araranguá. “Somos sede de universidades, cursos técnicos e profissionalizantes e isso garante a capacitação dos nossos trabalhadores. Agora precisamos trazer mais empresas para garantir o emprego destes profissionais. Esse será um dos focos de trabalho neste ano, além de buscar formas de desenvolver o Parque Industrial criado por uma lei minha. Precisamos discutir Educação, Saúde e os direitos fundamentais, mas a população precisa de emprego, ter renda para contribuir com o desenvolvimento do município”, completou.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/04/2018 - 16:39:43 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 05/04/2018 - 16:39:43 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Vereadores aprovam criação da Semana Municipal do Autismo

De acordo com o projeto, na primeira semana do mês de Abril, a administração municipal através de suas secretarias competentes deverá promover campanhas publicitárias e institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o transtorno

Vereador propõe criação de fundo para atender somente pavimentações de ruas

Os recursos do FMP, caso criado pelo Executivo, devem ser usados para financiar projetos de pavimentação, atender às diretrizes e metas contempladas na legislação municipal que verse sobre a política de pavimentação e conservação das vias públicas e adquirir equipamentos ou implementos necessários a execução destes trabalhos.