Católicos apresentam detalhes da Festa da Padroeira aos vereadores

Faltando menos de um mês para a festa da padroeira do município de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens, celebrada no próximo dia 04 de Maio, representantes da Igreja Católica liderados pelo Padre Alírio Leandro, participaram da sessão desta segunda, 09, na Câmara de Vereadores. A iniciativa partiu do vereador, José Paulo Roldão, que apresentou um requerimento com o pedido.
Uma réplica da imagem da santa foi posicionada no plenário e um grupo de festeiros, noveneiros e fiéis lotaram a platéia. A programação da festa que leva em torno de uma semana - sem contar com novenas e festejos nos bairros nos meses que a antecede - neste ano ganha um aditivo quando na principal celebração (realizada no dia 04), um decreto que eleva a paróquia a Santuário será entregue pelo Bispo Dom Jacinto Flach a comunidade. “Estamos felizes e aguardamos ansiosamente por este momento que é considerado muito importante para toda a paróquia”, disse o pároco, Pe. Alírio.
Os vereadores aproveitaram para enaltecer a elevação a santuário para a própria economia da cidade. “Além de ser importante para os fiéis, a economia do município ganhará com a elevação a santuário, atraindo, inclusive, mais turistas para a cidade, já que o Turismo Religioso é uma ótima maneira de contribuir com a arrecadação”, comentou o vereador, Neno Fontoura.

Administração é autorizada conveniar R$200 mil para novo salão paroquial

Em 2018 também será inaugurado o novo salão paroquial da Igreja Matriz, que servirá para eventos da própria igreja, bem como da comunidade em geral. Para atender o pedido feito pela comunidade, um projeto de lei assinado pelo prefeito, Mariano Mazzuco, foi colocado em votação e aprovado. O projeto autoriza o município a realizar convênio de até R$ 200 mil com o Governo do Estado para que contribua com o pagamento deste novo salão paroquial. A construtora responsável concluirá a obra de mais de 2 mil metros quadrados com um ano de antecedência. A entrega será feita no próximo mês junto a festa da padroeira.

Vereador faz indicação para construção de monumento da santa

Ainda durante a sessão, uma indicação de autoria do vereador, Paulo Roldão, foi aprovada pedindo que a administração municipal construa um monumento em homenagem a padroeira. Na justificativa, Roldão, quer que uma estátua de Nossa Senhora Mãe dos Homens, seja edificada na entrada da cidade e em tamanho que possa ser vista a distância. “O que a santa representa para nossa cidade, merece que um monumento seja erguido o mais breve possível para contribuir com a ideia de santuário”, comentou.
A sugestão da igreja é que o monumento fique localizada no Morro Centenário, mas a discussão deve continuar com a contribuição de alguns vereadores que se propuseram buscar recursos para isso e decidir o local apropriado.

Possível construção de Catedral

Outro assunto debatido foi a necessidade da paróquia ganhar uma catedral, para abraçar mais paróquias em torno da Nossa Senhora Mãe dos Homens. Um dos principais apoiadores da causa foi o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso. “Devemos ajudar a igreja neste sentido, reunindo forças para que além de santuário, tenhamos nossa própria catedral. O município só tem a ganhar com isso e o Turismo também”, acrescentou o presidente que foi autor recentemente de um projeto de lei que autoriza que as ruas em torno da Praça Hercílio Luz e a própria praça sejam usadas exclusivamente para os festejos da santa padroeira e ao comércio de bens e produtos que atendam os peregrinos nos dias que antecedem a comemoração em maio.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/04/2018 - 21:13:05 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 09/04/2018 - 21:13:05 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Vereadores aprovam criação da Semana Municipal do Autismo

De acordo com o projeto, na primeira semana do mês de Abril, a administração municipal através de suas secretarias competentes deverá promover campanhas publicitárias e institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o transtorno

Vereador propõe criação de fundo para atender somente pavimentações de ruas

Os recursos do FMP, caso criado pelo Executivo, devem ser usados para financiar projetos de pavimentação, atender às diretrizes e metas contempladas na legislação municipal que verse sobre a política de pavimentação e conservação das vias públicas e adquirir equipamentos ou implementos necessários a execução destes trabalhos.