IFSC recebe diploma de mérito da Câmara de Vereadores

O trabalho desenvolvido nos últimos dez anos pelo Instituto Federal de Santa Catarina –IFSC em Araranguá e a sua importância para a população com os cursos disponíveis no câmpus, foram lembrados na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta, 23, durante a entrega do título de diploma de mérito. A homenagem é de iniciativa do vereador, Jair Anastácio, e foi aprovada pelo demais vereadores. “A vinda do Ifsc foi importante para todo o Vale e principalmente para os araranguaenses, por isso, a necessidade de reconhecer esta contribuição com gratidão através deste título”, reconheceu o autor.
A diretora do campus, Mirtes Lia, e o diretor de pesquisa e extensão, Adriano Antunes, foram os porta-vozes da instituição na solenidade. “Esta homenagem é o reconhecimento do trabalho de nossa instituição e servidores. Durante estes dez anos trabalhamos para consolidar o Ifsc e levar um ensino gratuito e de qualidade aos alunos. A comunidade em geral é quem faz nossa instituição e nos torna importantes para o desenvolvimento regional”, disse Mirtes.
Na oportunidade, o presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, elogiou a instituição, lembrou o trabalho percorrido para a instalação do câmpus na cidade e ressaltou a importância de agregar novos cursos para atender a demanda do mercado. “Uma das principais contribuições do Ifsc é com a qualificação da mão de obra local. As empresas necessitam de profissionais qualificados e dispostos aos desafios impostos e isso a instituição tem feito com qualidade. Precisamos debater a vinda de novos cursos e a forma como podemos colaborar com a instituição e a população”.

Conheça o Ifsc Araranguá

A história do câmpus do Ifsc Araranguá começa antes de 2008, com a oferta de cursos de modelagem e costura em parceria com a administração municipal. Hoje, o câmpus oferece cinco cursos técnicos, quais sejam Eletromecânica (concomitante e integrado), Vestuário (integrado), Produção de Moda (concomitante) e Têxtil (concomitante); e dois cursos de graduação, o de Licenciatura em Física e Design de Moda, além de uma pós-graduação em Edução Científica e Tecnológica e uma série de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
                   O Câmpus Araranguá possui uma área construída de 7,6 mil metros quadrados. São 28 laboratórios e nove salas de aula, além de um ginásio coberto, quadra de vôlei de areia e um campo de futebol society. No local, atuam 73 docentes e 47 técnicos administrativos, além de 20 colaboradores terceirizados.
Somente em cursos técnicos e superiores, o IFSC Araranguá já formou cerca de 1,5 mil profissionais nestes dez anos, sem contar os alunos que passaram pelos diversos cursos de qualificação profissional que são oferecidos anualmente. Uma das conquistas recentes está relacionada à Assistência Estudantil. Em dezembro de 2017, o Câmpus Araranguá inaugurou o refeitório para oferta de alimentação escolar, projeto pioneiro em todo o instituto. As perspectivas agora são pela “verticalização” dos eixos de atuação do Câmpus, com a criação de cursos superiores, além da oferta de cursos aliados à Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Protocolos desta Publicação:Criado em: 23/05/2018 - 20:13:15 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 23/05/2018 - 20:13:15 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Comissão de Educação ouve sindicato e conselho municipal

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e do Conselho Municipal de Educação foram recebidos pelos vereadores que representam a Comissão de Educação na casa, para esclarecer alguns pontos das propostas que tramitam na casa

Contas de 2016 são aprovadas

Com a presença do ex-prefeito, Sandro Maciel, o projeto de Decreto Legislativo que trata das contas da administração municipal do ano de 2016, foi aprovado durante a sessão desta segunda, 11, na Câmara de Vereadores de Araranguá.

Simpósio de Astronomia é divulgado na Câmara

O professor de física do instituto, Israel dos Santos, usou o plenário para apresentar a ideia e relatar a importância do município sediar o evento, que promete reunir centenas de pessoas e interagir com a comunidade.