Pessoas carentes poderão receber sobras de material de construção

Foi aprovado na última sessão de maio na Câmara de Vereadores de Araranguá, um projeto de lei de autoria do vereador, Jacinto Dassoler, que prevê que restos de materiais de construção como cimento, areia, pisos, canos, madeira, brita, telhas, entre outros, sejam doados para pessoas carentes e entidades assistenciais através do município. O objetivo do projeto, é oportunizar a doação dos materiais por empresas e pessoas físicas que não farão mais uso, e também dar condições àquelas pessoas que não tem recursos financeiros e necessitam ampliar, reformar ou construir suas moradias.
A ideia central do projeto é fazer com que o município tenha um local apropriado para receber as doações dos materiais e de forma justa, através de um cadastro e todo um trabalho desenvolvido pela secretaria de Bem Estar e Habitação, encaminhar os produtos aos destinatários. “O mais importante é ajudar quem precisa e dar encaminhamento aos materiais que na maioria das vezes são descartados sem uso, como por exemplo, existem empresários que compram imóveis que são demolidos, e com este projeto, o material poderá ser reutilizado por quem é carente. Acredito que o prefeito vai sancionar a proposta”, comemorou o vereador.

Entenda a justificativa apresentada pelo vereador com o projeto:

“Incluso, remeto a apreciação desta Casa Legislativa, o projeto de Lei dispõe sobre o recebimento e depósito de sobras de materiais de construção para doação as pessoas carentes e entidades beneficentes ou habitacionais do município de Araranguá.
 Reconhecida como uma das mais importantes atividades ao desenvolvimento econômico e social, a construção civil é geradora de impactos ambientais, dado ao consumo de recursos naturais, modificação da paisagem ou despejo de resíduos. Assim, com o crescente movimento de novas edificações e empreendimentos imobiliários, tem-se, também, um intenso volume de materiais e entulhos, os quais, em muitas ocasiões, são depositados em locais impróprios.
Desta feita, considerando a oportunidade e necessidade da matéria, solicito a respectiva apreciação, na certeza que após o trâmite regular, será ao final deliberado e aprovado na forma regimental. Esse projeto, porquanto, caracteriza-se como forma real de responsabilidade social por parte do poder público em parceria com a sociedade organizada, propiciando o aproveitamento de materiais desperdiçados e proporcionando as famílias de baixa renda e entidades, previamente cadastradas, a possibilidade de reforma ou construção de sua casa própria com maior dignidade”.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 29/05/2018 - 17:07:21 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 29/05/2018 - 17:07:21 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Comissão de Educação ouve sindicato e conselho municipal

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e do Conselho Municipal de Educação foram recebidos pelos vereadores que representam a Comissão de Educação na casa, para esclarecer alguns pontos das propostas que tramitam na casa

Contas de 2016 são aprovadas

Com a presença do ex-prefeito, Sandro Maciel, o projeto de Decreto Legislativo que trata das contas da administração municipal do ano de 2016, foi aprovado durante a sessão desta segunda, 11, na Câmara de Vereadores de Araranguá.

Simpósio de Astronomia é divulgado na Câmara

O professor de física do instituto, Israel dos Santos, usou o plenário para apresentar a ideia e relatar a importância do município sediar o evento, que promete reunir centenas de pessoas e interagir com a comunidade.