Fundador da Rede Giassi recebe título de cidadão araranguaense da Câmara

A sessão de quarta, 13, na Câmara de Vereadores de Araranguá, foi marcada por uma homenagem importante aos olhos da comunidade. Com um bom público na plateia, os vereadores votaram e aprovaram o projeto de decreto do presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, que concede o título de cidadania honorária ao empresário, Zefiro Giassi, fundador da Rede Giassi de Supermercados.
Objetivo da homenagem foi reconhecer o valor que o empresário Zefiro Giassi e sua família deram a cidade com a geração de centenas de empregos. Somente em Araranguá no ano passado, movimentou mais de R$ 180 milhões em vendas. Atualmente a rede possui duas lojas no município, somando em torno de 600 empregos e está prestes a abrir outra empresa do grupo, a Combo Atacadista, com expectativa de mais 150 empregos diretos. “Por ter acreditado, investido e contribuído com a população araranguaense e o desenvolvimento econômico do nosso município em exatamente cinco décadas, é que homenageamos este importante empresário catarinense,entregando-lhe o título de cidadão honorário. É mais que justo, e uma maneira de incentivar outros empreendedores que façam o mesmo com este exemplo”, justificou o presidente.
A idéia de apostar em Araranguá, surgiu no final da década de sessenta, quando Zefiro trouxe a sua primeira filial da Rede Giassi à cidade. A trajetória foi, inclusive, lembrada pelo empresário que agradeceu pelo título aos vereadores. “Eu já me sentia um cidadão araranguaense por tantos anos de ligação com a cidade. Mas receber esta homenagem me deixa muito feliz. Agradeço também a população que sempre apoiou a marca Giassi”, agradeceu.
O prefeito, Mariano Mazzuco, e alguns de seus secretários prestigiaram a sessão acompanhando a homenagem. Representando a classe empresarial, o presidente da Aciva, Norberto Rizzoto, o presidente da CDL, Luiz Gonzaga Pereira, e o  presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Nazareno Dorneles, que também foram convidados para compor a mesa durante a cerimônia. “Senhor Zefiro é uma liderança estadual e esta homenagem representa o reconhecimento a todos os outros empresários do setor”, comentou, Dorneles.

Conheça um pouco da história de Zefiro:

Nascido em Içara, no ano de 1933, Zefiro Giassi começou a trabalhar na agricultura ainda pequeno e nunca abandonou os estudos. Escolha que fez de Zefiro um professor aos 18 anos de idade, quando se formou no Curso Normal Regional. Ficou por nove anos na profissão dando aula para as séries iniciais. Nesse período organizou um sistema cooperativo para comercializar materiais escolares a preços mais acessíveis. Uma iniciativa que já demonstrava seu espírito empreendedor e desejo de colaborar com as pessoas. Talvez por isso a rede Giassi seja referência na comercialização de produtos com preços justos, e uma infinidade de grandes amigos. Em 1960, Zefiro Giassi, troca a sala de aula e decide abrir sua primeira loja de secos e molhados (tecidos e ferragens), em uma sala de quatro metros por nove metros próxima à Praça São Donato, em Içara.
No ano de 1968 expandiu os negócios para Araranguá, abrindo a primeira loja de atacado no bairro Cidade Alta. Em 1972 inaugurou a primeira loja de autosserviço no Centro da cidade, sendo pioneira neste tipo de atendimento na região. Em 1977 a atual loja do bairro Cidade Alta foi inaugurada, e em 1985 uma nova loja da rede foi aberta no Centro para substituir a antiga. Hoje o Giassi Araranguá Centro emprega 293 colaboradores e o Giassi Cidade Alta mais 290. Mas, o desejo de desenvolver seus negócios junto do município não parou por aí. Acreditando no potencial de Araranguá, irá inaugurar nos próximos meses o Combo Atacadista com previsão de gerar mais 150 empregos, nas margens do antigo traçado da BR 101, também no bairro, Cidade Alta.
Atualmente, a rede Giassi Supermercados possui 15 lojas, mais de seis mil colaboradores, e está entre as maiores do Sul do Brasil. A empresa é administrada pelo próprio Zefiro Giassi, que tem a família como suporte na direção dos departamentos.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/06/2018 - 21:11:26 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 13/06/2018 - 21:11:26 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Presidente da Câmara conquista aprovação da utilidade pública do Conselho Comunitário da Barranca

Na justificativa ao projeto de lei apresentado, o autor explica que o conselho é uma associação sem fins lucrativos e que tem diversas finalidades, entre elas, executar programas de auxílio a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, realizar ações de promoção cultural, social e educacional, de apoio a programas de saúde e cidadania, promovendo a democracia e valores universais

Professora defende artigo em Portugal representando Araranguá