Executivo acata ideia de vereador e cria projeto para contribuir com a Agricultura

Uma das principais atividades econômicas do município de Araranguá é a Agricultura. E conquistar melhorias para o setor tornou-se a principal bandeira do vereador, Ronaldo Soares, que teve um anteprojeto de sua autoria aprovado na Câmara de Vereadores e que retorna a casa agora como Projeto de Lei do Poder Executivo, que entendeu ser importante a ideia. O projeto trata-se da autorização para a administração municipal realizar a manutenção das vias de acesso às propriedades dos produtores rurais do município ligados, principalmente, a pecuária leiteira, psicultura e fruticultura.
A elaboração do anteprojeto que serviu como base para o governo municipal criar a sua lei, contou com a contribuição do engenheiro agrônomo, Zaqueu de Fáveri, procurado pelo vereador pelo seu conhecimento técnico. A votação está agendada para acontecer na próxima quarta, 11. “Temos que dar apoio aos nossos agricultores e condições de escoarem a sua produção”, disse, Ronaldo.
Na tarde desta segunda, 09, o vereador passou por algumas entidades ligadas à agricultura convidando seus representantes para acompanharem a votação depois de amanhã. Entre elas, visitou a Cooperleite, ligada a Associação dos Produtores de Leite e Agricultores de Araranguá, que é presidida por Ezequiel Martins e responde por quase 60 produtores de leite. Segundo, Ezequiel, se for aprovada, a medida beneficiará muitas famílias. “Produtores de todo o município serão beneficiados. O caminhão que coleta o leite nas propriedades faz em torno de 400 quilômetros por dia só para ir na propriedade para depois levar ainda na beneficiadora em outra cidade. Se as estradas estiverem boas, diminuirá o custo do frete e será possível recolher o leite até mais vezes na semana. O caminhão poderá dobrar a capacidade de coleta e o produtor lucrará mais”, comentou o presidente da cooperativa.
Alguns dados apontam que somente com a produção de leite, gira na economia do município em torno de R$250 mil por mês.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/07/2018 - 19:26:20 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 09/07/2018 - 19:32:46 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Presidente da Câmara conquista aprovação da utilidade pública do Conselho Comunitário da Barranca

Na justificativa ao projeto de lei apresentado, o autor explica que o conselho é uma associação sem fins lucrativos e que tem diversas finalidades, entre elas, executar programas de auxílio a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, realizar ações de promoção cultural, social e educacional, de apoio a programas de saúde e cidadania, promovendo a democracia e valores universais

Professora defende artigo em Portugal representando Araranguá