100%
  FECHAR
Contas confirmam: Câmara devolve R$2,5 milhões para Poder Executivo
Os anos de 2017 e 2018 foram importantes para a história da Câmara de Vereadores de Araranguá. É que pela primeira vez foi possível fazer uma economia tão grande com os recursos destinados a sua manutenção. Apesar das previsões divulgadas serem otimistas, o resultado do levantamento final da contabilidade feita para o período, e que foi apresentado pelo setor responsável na última semana para a presidência da casa, superaram as expectativas. Um pouco mais de R$ 2,5 milhões foram devolvidos para a administração que pode usar os recursos em obras e projetos que beneficiassem a população.
Entre as ações que resultaram neste valor devolvido, está a economia com a redução nas contratações de terceirizados, além do corte de diárias, adiantamentos e despesas com viagens de vereadores e servidores. Esta medida em específico, completa neste mês de Fevereiro, 26 meses, e a tendência é que continue nos próximos dois anos, já que a mesa diretora reeleita tem como principal projeto administrativo manter a ideia de economizar. Segundo o presidente, Daniel Viriato Afonso, a gestão da Câmara deve ser seguida como exemplo. “Nos últimos anos foi possível mostrar que podemos fazer bom uso do dinheiro público. Não há razão para ser diferente e desperdiçar. Não é apenas o fato de entrar para a história, mas esta legislatura serve como exemplo, já que todos os vereadores abriram mão de alguns privilégios como nunca foi feito antes”, comentou.
 
                Única em SC a cortar diárias
 
As informações são ainda mais positivas com relação a Câmara de Vereadores de Araranguá. Além da economia feita, e a demonstração de bom uso dos recursos públicos, é a única no Estado de Santa Catarina em que os vereadores estão há mais de dois anos sem receber diárias. Fato histórico, economia e exemplo dado. De acordo com o presidente, Daniel, o comportamento dos vereadores que entenderam o projeto de economizar, abrindo mão de alguns benefícios resguardados pela lei, é prova de que as necessidades da população são mais importantes que benefícios próprios. “Estou otimista que esta proposta continue e todos os vereadores mantenham-se engajados. É muito importante darmos esta resposta aos cidadãos”, continuou.
Todas as despesas podem ser acompanhadas no Portal da Transparência, vinculado ao próprio site da Câmara 
cmva.sc.gov.br.
 

Notícias

Comissões são votadas na Câmara
Comissões são votadas na Câmara

  As comissões permanentes que atuarão nos próximos dois anos na Câmara de Vereadores de Araranguá, foram votadas na sessão desta segunda, 11. Ao invés de seis, agora são sete.

Mulheres são homenageadas pelos vereadores com Troféu Alzira Rabelo
Mulheres são homenageadas pelos vereadores com Troféu Alzira Rabelo

A solenidade de entrega aconteceu na noite de sexta, 08, na Câmara de Vereadores e contou com a participação de autoridades locais, o prefeito, Mariano Mazzuco, e a filha da mulher que dá o nome ao troféu, Sonia Rabelo Elias, que emocionada, usou a palavra para lembrar da trajetória da mãe, a única a assumir o Poder Executivo na história do município

Presidente da Câmara recebe homenagem do Rotary e Lar São Vicente de Paulo
Presidente da Câmara recebe homenagem do Rotary e Lar São Vicente de Paulo

 Através das medidas de economia implantadas na Câmara de Vereadores, sobretudo, com o corte de diárias e outros privilégios de vereadores e servidores, foi possível reverter recursos para a manutenção do Lar Beneficente São Vicente de Paulo, uma das motivações para o recebimento da Menção de Reconhecimento

  • José Paulo Roldão (PSDB)

  • Jair Arcênego Anastácio (PT)

  • Jorge Luiz Pereira (MDB)

  • Diego Rosa Pires (PDT)

  • João Abílio Pereira (PRB)

  • Adão Vieira dos Santos (PR)

  • Luciano Zeferino Pires (PSB)

  • Ronaldo Soares (MDB)

  • Igor Batista Gomes (PV)

  • Jacinto Dassoler (PP)

  • Daniel Viriato Afonso (PP)

  • Pedro Paulo de Souza (PSD)

  • José Carlos da Rosa (PPS)

  • Cristiano da Silva Costa (PP)

  • José Marcio Scarsanella (PP)