Presidente da Câmara aposta no crescimento do município

Há um pouco mais de um ano no comando do Legislativo araranguaense e na semana em que o município comemora 138 anos de emancipação política e administrativa, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, faz uma avaliação do trabalho, fala da expectativa de crescimento do município e dos projetos para o ano. Desde que iniciou o mandato em 2017, a postura da mesa diretora sofreu mudanças, que refletiram positivamente na opinião pública.
Com o projeto “Câmara Solidária”, no ano passado, quase R$ 1 milhão do seu orçamento foram devolvidos à administração municipal e usados em diversas áreas como Saúde, Assistência Social e Segurança Pública, tendo o próprio presidente, Daniel, inclusive, conquistado o título de “Amigo dos Bombeiros”, pelas contribuições dadas ao Corpo de Bombeiros.  Os recursos foram economizados com uma série ações implantadas nos serviços da Câmara como, por exemplo, diminuir o uso de materiais, cortes de gastos com diárias e viagens de vereadores e servidores, e cortes no pagamento de algumas gratificações consideradas desnecessárias para o perfeito funcionalismo público. “Começamos o trabalho na presidência incutindo esta ideia de que precisamos dar o devido valor aos recursos públicos e evitando gastos desnecessários. Vivemos um momento de descrédito com a classe política, e isso só será revertido se começarmos por nossa cidade, por nossas atitudes. Temos que ter responsabilidade!”, disse.
Em 2018 esse projeto promete continuar, porém em moldes diferentes. Outras ações começam a ser planejadas e terão como inicial foco a área da Educação. Uma equipe que assessora o presidente já começa a planejar as estratégias que serão usadas e a forma como atingirá a população como um todo. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas acredita-se que será colocado em prática ainda neste primeiro semestre.
Este é o segundo ano em que Daniel responde pela Câmara como presidente. O mandato é de dois anos. “Quero deixar uma marca positiva como presidente e mostrar para os futuros administradores da casa que é possível economizar e fazer bons projetos que beneficiem toda a população”, acrescentou o presidente.

Aposta no crescimento de Araranguá

Apesar da crise que o Brasil vivencia, os indicativos econômicos demonstram que a situação do brasileiro poderá melhorar nos próximos meses. Inevitavelmente estes dados e a realidade atual também refletem na situação do município que amargou nos últimos meses queda na sua arrecadação e alguns problemas administrativos herdados de outras gestões.
Mas as projeções nacionais animam o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso,  que já foi secretário de Administração de Araranguá e tem experiência em administração pública. Além de entender que a contenção de gastos é uma medida importante e apoiar ações neste sentido, incentiva através de diversos projetos a atração de empresas e novos investidores. “Precisamos criar mecanismos para atrair novos investidores para a cidade. Já me reuni com alguns interessados. Buscar estes investidores é essencial para garantir que o desenvolvimento da cidade continue. Aposto que isso fará com que Araranguá cresça ainda mais”, adiantou.
As negociações estão acontecendo e ao que tudo indica, novas empresas poderão se instalar em Araranguá. “Somos sede de universidades, cursos técnicos e profissionalizantes e isso garante a capacitação dos nossos trabalhadores. Agora precisamos trazer mais empresas para garantir o emprego destes profissionais. Esse será um dos focos de trabalho neste ano, além de buscar formas de desenvolver o Parque Industrial criado por uma lei minha. Precisamos discutir Educação, Saúde e os direitos fundamentais, mas a população precisa de emprego, ter renda para contribuir com o desenvolvimento do município”, completou.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/04/2018 - 16:39:43 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 05/04/2018 - 16:39:43 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Professores são homenageados pelos vereadores

A sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá da última segunda, 15, foi especial com a entrega do Prêmio Destaque Profissional, que neste ano levou o nome de “Professora Conceição de Almeida Ferreira” – fundadora da Escola Isabel Flores Hubbe

Vereador propõe criação do Guia da Saúde Pública

Aprovado por unanimidade, o projeto prevê ainda que o guia conste a relação das Unidades de Saúde, serviços oferecidos, endereços e telefones, horário de funcionamento, especialidades médicas oferecidas, especificação dos exames laboratoriais e de imagem oferecidos, tipos de vacinas e locais que estão disponíveis, dentre outras informações que a secretaria de Saúde julgar necessárias

Vereador Tubinho fiscaliza obra no Mato Alto

Líder comunitário naquele bairro, o vereador esteve na tarde do dia 24, verificando o trabalho da empresa Concretubos – vencedora da licitação num contrato de aproximadamente R$53 mil para pavimentação de mais de mil metros quadrados com lajotas

LDO para 2019 é aprovada

A Lei Orçamentária Municipal, próxima peça do orçamento que também precisa de autorização legislativa deve chegar na Câmara até o final desta mês. A previsão é que a votação aconteça em dezembro. O orçamento do município para 2019 é estimado em R$146 milhões.