IFSC recebe diploma de mérito da Câmara de Vereadores

O trabalho desenvolvido nos últimos dez anos pelo Instituto Federal de Santa Catarina –IFSC em Araranguá e a sua importância para a população com os cursos disponíveis no câmpus, foram lembrados na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta, 23, durante a entrega do título de diploma de mérito. A homenagem é de iniciativa do vereador, Jair Anastácio, e foi aprovada pelo demais vereadores. “A vinda do Ifsc foi importante para todo o Vale e principalmente para os araranguaenses, por isso, a necessidade de reconhecer esta contribuição com gratidão através deste título”, reconheceu o autor.
A diretora do campus, Mirtes Lia, e o diretor de pesquisa e extensão, Adriano Antunes, foram os porta-vozes da instituição na solenidade. “Esta homenagem é o reconhecimento do trabalho de nossa instituição e servidores. Durante estes dez anos trabalhamos para consolidar o Ifsc e levar um ensino gratuito e de qualidade aos alunos. A comunidade em geral é quem faz nossa instituição e nos torna importantes para o desenvolvimento regional”, disse Mirtes.
Na oportunidade, o presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, elogiou a instituição, lembrou o trabalho percorrido para a instalação do câmpus na cidade e ressaltou a importância de agregar novos cursos para atender a demanda do mercado. “Uma das principais contribuições do Ifsc é com a qualificação da mão de obra local. As empresas necessitam de profissionais qualificados e dispostos aos desafios impostos e isso a instituição tem feito com qualidade. Precisamos debater a vinda de novos cursos e a forma como podemos colaborar com a instituição e a população”.

Conheça o Ifsc Araranguá

A história do câmpus do Ifsc Araranguá começa antes de 2008, com a oferta de cursos de modelagem e costura em parceria com a administração municipal. Hoje, o câmpus oferece cinco cursos técnicos, quais sejam Eletromecânica (concomitante e integrado), Vestuário (integrado), Produção de Moda (concomitante) e Têxtil (concomitante); e dois cursos de graduação, o de Licenciatura em Física e Design de Moda, além de uma pós-graduação em Edução Científica e Tecnológica e uma série de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
                   O Câmpus Araranguá possui uma área construída de 7,6 mil metros quadrados. São 28 laboratórios e nove salas de aula, além de um ginásio coberto, quadra de vôlei de areia e um campo de futebol society. No local, atuam 73 docentes e 47 técnicos administrativos, além de 20 colaboradores terceirizados.
Somente em cursos técnicos e superiores, o IFSC Araranguá já formou cerca de 1,5 mil profissionais nestes dez anos, sem contar os alunos que passaram pelos diversos cursos de qualificação profissional que são oferecidos anualmente. Uma das conquistas recentes está relacionada à Assistência Estudantil. Em dezembro de 2017, o Câmpus Araranguá inaugurou o refeitório para oferta de alimentação escolar, projeto pioneiro em todo o instituto. As perspectivas agora são pela “verticalização” dos eixos de atuação do Câmpus, com a criação de cursos superiores, além da oferta de cursos aliados à Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Protocolos desta Publicação:Criado em: 23/05/2018 - 20:13:15 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 23/05/2018 - 20:13:15 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Professores são homenageados pelos vereadores

A sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá da última segunda, 15, foi especial com a entrega do Prêmio Destaque Profissional, que neste ano levou o nome de “Professora Conceição de Almeida Ferreira” – fundadora da Escola Isabel Flores Hubbe

Vereador propõe criação do Guia da Saúde Pública

Aprovado por unanimidade, o projeto prevê ainda que o guia conste a relação das Unidades de Saúde, serviços oferecidos, endereços e telefones, horário de funcionamento, especialidades médicas oferecidas, especificação dos exames laboratoriais e de imagem oferecidos, tipos de vacinas e locais que estão disponíveis, dentre outras informações que a secretaria de Saúde julgar necessárias

Vereador Tubinho fiscaliza obra no Mato Alto

Líder comunitário naquele bairro, o vereador esteve na tarde do dia 24, verificando o trabalho da empresa Concretubos – vencedora da licitação num contrato de aproximadamente R$53 mil para pavimentação de mais de mil metros quadrados com lajotas

LDO para 2019 é aprovada

A Lei Orçamentária Municipal, próxima peça do orçamento que também precisa de autorização legislativa deve chegar na Câmara até o final desta mês. A previsão é que a votação aconteça em dezembro. O orçamento do município para 2019 é estimado em R$146 milhões.