Câmara homenageia reitor da UFSC e reconhece importância da universidade para a região com entrega de título

A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá do mês de Junho aconteceu na noite desta segunda, 04, quando os vereadores votaram, aprovaram e entregaram o Título de Cidadania Honorária para o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor, Ubaldo Cesar Balthazar, e também o Título Diploma de Mérito ao Câmpus da Ufsc no município pelos relevantes serviços prestados nos últimos 10 anos e pela implantação do curso de Medicina na unidade.
O autor das homenagens foi o presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, que entende a importância que o câmpus teve para o desenvolvimento do Vale nos últimos anos com a formação de centenas de alunos, e ainda, a ligação que o seu reitor, professor, Ubaldo, tem com a região, já que sua família é de Araranguá. “O objetivo de conceder estas homenagens é, principalmente, para chamar a atenção para o compromisso que ela tem com a região. Somos a menos desenvolvida do Estado e a Ufsc representou um avanço, uma expectativa. Precisamos reafirmar esta parceria com a UFSC para realizar projetos que contribuam ainda mais com nossos desenvolvimento econômico”, comentou o presidente.
Com um currículo extenso, Ubaldo César Balthazar, nasceu em Siderópolis mas possui familiares na cidade e casou-se com uma araranguaense. Formou-se em Direito pela UFSC onde leciona no curso até hoje, além de atuar nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Ano passado, foi eleito para o cargo de reitor e participou dos últimos atos para implantação do curso de Medicina no câmpus. “É uma emoção muito grande receber este título de uma cidade que representa tanto, onde passava minha infância e tenho muitos parentes. Araranguá ganhou muito com a Ufsc e investir num câmpus de uma cidade pequena no Sul do Estado é um desafio que te cada vez mais chance de dar certo”, disse sobre o título.
Também participaram da solenidade o prefeito, Mariano Mazzuco, secretários de seus governo, professores da universidade, presidente da Aciva, Norberto Rizzoto, e o desembargador do Tribunal de Justiça, Dr. Júlio César Machado Ferreira de Melo.
O diretor do câmpus da UFSC de Araranguá, professor, Eugênio Simão, e o pró-reitor, Sebastião Sores, representaram o corpo docente e discente, e receberam a homenagem dada pelos vereadores. Foram os porta-vozes da instituição. “A homenagem é justa mas o municípios e as lideranças fizeram sua parte em colaborar conosco e conquistar alguns avanços para o câmpus”, disse, Sebastião.
Criado em 2008, durante o governo do atual prefeito, Mariano Mazzuco, o câmpus da UFSC iniciou suas atividades em 2009. O primeiro foi o curso de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, depois implantando Engenharia de Energia, e nos anos seguintes Engenharia de Computação e Fisioterapia, além dos cursos de pós graduação em diversas áreas e mestrado. Foi também alvo da luta de diversas lideranças locais que pleiteavam a implantação do curso de Medicina, conquista que veio este ano com a portaria do MEC que a autorizou. As primeiras turmas de futuros médicos iniciam no próximo semestre.  Hoje a UFSC Araranguá abriga o Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, contanto com mais de mil alunos e gerando mais de 150 empregos diretos.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/06/2018 - 17:07:00 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 05/06/2018 - 17:07:00 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Professores são homenageados pelos vereadores

A sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá da última segunda, 15, foi especial com a entrega do Prêmio Destaque Profissional, que neste ano levou o nome de “Professora Conceição de Almeida Ferreira” – fundadora da Escola Isabel Flores Hubbe

Vereador propõe criação do Guia da Saúde Pública

Aprovado por unanimidade, o projeto prevê ainda que o guia conste a relação das Unidades de Saúde, serviços oferecidos, endereços e telefones, horário de funcionamento, especialidades médicas oferecidas, especificação dos exames laboratoriais e de imagem oferecidos, tipos de vacinas e locais que estão disponíveis, dentre outras informações que a secretaria de Saúde julgar necessárias

Vereador Tubinho fiscaliza obra no Mato Alto

Líder comunitário naquele bairro, o vereador esteve na tarde do dia 24, verificando o trabalho da empresa Concretubos – vencedora da licitação num contrato de aproximadamente R$53 mil para pavimentação de mais de mil metros quadrados com lajotas

LDO para 2019 é aprovada

A Lei Orçamentária Municipal, próxima peça do orçamento que também precisa de autorização legislativa deve chegar na Câmara até o final desta mês. A previsão é que a votação aconteça em dezembro. O orçamento do município para 2019 é estimado em R$146 milhões.