Vereador quer que hospitais denunciem a polícia quando atenderem vítimas de maus-tratos

“Os hospitais públicos e privados localizados no Município ficam obrigados a comunicarem formalmente por escrito à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso e a Secretaria de Assistência Social de Araranguá, quando do atendimento, em suas unidades de pronto atendimento, de pessoas idosas vítimas de maus-tratos”. É assim que inicia o Projeto de Lei nº 19/2018 em seu primeiro artigo, de autoria do vereador, Jacinto Dassoler. A proposta aprovada por unanimidade foi a votação na sessão de quarta, 11, e elogiada pelos demais vereadores.
De acordo com Dassoler, o objetivo, é tornar obrigatória a denúncia dos estabelecimentos de saúde do município quando receberem em suas unidades pessoas consideradas vulneráveis como idosos, estendendo-se também a crianças e adolescentes, e que foram vítimas de todo e qualquer tipo de maus-tratos. “Os maus-tratos acontecem geralmente no âmbito familiar ou no círculo próximo de amizades, no entanto, muitas vítimas deixam de registrar a devida ocorrência, aceitando o desgaste psicológico causado pela sensação de impunidade, e impossibilitando, a ação do Poder Público no sentido de promover a justiça. Violências e os maus-tratos contra os idosos devem ser denunciados e combatidos. Resta claro, que é dever do Poder Público delinear as estratégias para abolir essa violência, enquanto ao setor da saúde, cabe o acolhimento das vítimas, no sentido de minimizar a dor das vítimas e evitar outros agravos”, mencionou na justificativa do projeto o seu autor.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 12/07/2018 - 17:28:54 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 12/07/2018 - 17:28:54 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Professores são homenageados pelos vereadores

A sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá da última segunda, 15, foi especial com a entrega do Prêmio Destaque Profissional, que neste ano levou o nome de “Professora Conceição de Almeida Ferreira” – fundadora da Escola Isabel Flores Hubbe

Vereador propõe criação do Guia da Saúde Pública

Aprovado por unanimidade, o projeto prevê ainda que o guia conste a relação das Unidades de Saúde, serviços oferecidos, endereços e telefones, horário de funcionamento, especialidades médicas oferecidas, especificação dos exames laboratoriais e de imagem oferecidos, tipos de vacinas e locais que estão disponíveis, dentre outras informações que a secretaria de Saúde julgar necessárias

Vereador Tubinho fiscaliza obra no Mato Alto

Líder comunitário naquele bairro, o vereador esteve na tarde do dia 24, verificando o trabalho da empresa Concretubos – vencedora da licitação num contrato de aproximadamente R$53 mil para pavimentação de mais de mil metros quadrados com lajotas

LDO para 2019 é aprovada

A Lei Orçamentária Municipal, próxima peça do orçamento que também precisa de autorização legislativa deve chegar na Câmara até o final desta mês. A previsão é que a votação aconteça em dezembro. O orçamento do município para 2019 é estimado em R$146 milhões.