Sessões de Novembro iniciadas na Câmara

A primeira sessão do mês de Novembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, realizada na segunda, 05, foi marcada por homenagens e discussões envolvendo melhorias para o município. A partir de então, restam 11 sessões ordinárias para encerrar o ano Legislativo, e a expectativa da mesa diretora é que o calendário anual siga a previsão aprovada no início do ano. “Mesmo com tantos feriados no ano, conseguiremos manter o nosso planejamento”, garantiu o presidente, Daniel Viriato Afonso.
Segundo Afonso, o ano de 2018 foi muito positivo, já que será possível economizar em torno de R$1 milhão dos recursos para manutenção da casa. Este valor deve ser devolvido ao Poder Executivo que reverterá em ações que beneficiam a população. “Importante lembrarmos que estes recursos economizados são fruto de muito esforço e um trabalho inédito implantado. Cortamos gastos considerados desnecessários, e com o apoio dos demais vereadores não concedemos diárias e outros benefícios que eram incorporados no salário dos servidores e os próprios vereadores”, comentou.

Center Shopping recebe moção

Ainda durante a sessão, a diretoria do Center Shoping recebeu da Câmara um Moção de Reconhecimento pela contribuição econômica dada ao município. A homenagem foi de autoria do vereador, Igor Batista Gomes, que discursou em favor dos empreendedores que apostaram na ideia. Inaugurado em 2015, o Center Shopping é o único da cidade e gera em torno de 600 empregos. “Esta foi o primeiro reconhecimento que ganhamos e apesar de ser um empreendimento particular beneficia toda a população”, disse o presidente da Associação dos empresários do shopping, Nivaldo Rizzoto.

Nomes de Ruas

Os vereadores, Marcio Scarsanella e Paulo Roldão, também tiveram projetos de suas autorias aprovados na primeira sessão do mês. Enquanto Marcio propôs que três ruas dos Loteamentos Santa Mônica I e II, no bairro, Sanga da Areia, recebam os nomes de Maria da Rocha Nagel e Bráulia Teixeira - que eram parentes do empreendedor do loteamento, e Nossa Senhora das Graças que é padroeira do bairro, o vereador, Paulo Roldão, sugeriu que rua no bairro, Lagoão, receba o nome de Walmor Esmeraldino Francisco que foi um morador que ajudou os mais carentes do bairro em décadas passadas. Familiares dos nomes homenageados acompanharam as votações.

Vereador sugere exploração de espaços públicos em troca de internet liberada

De autoria do vereador, Jorge Luiz Pereira, ainda foi aprovado o projeto por ele denominado “Praças Digitais”, que autoriza o uso dos espaços públicos como praças para as empresas privadas divulgarem com materiais publicitários seus produtos desde que disponibilizem gratuitamente internet com wi-fi a população. “Outras cidades já aderiram a projetos semelhantes e acho interessante essa parceria entre administração e empresas, já que não existem recursos suficientes e esta iniciativa valorizaria o uso das praças de nossa cidade”, justificou o vereador reconhecendo ainda que a implantação do projeto deverá obedecer critérios estabelecidos pela secretaria de Planejamento.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/11/2018 - 17:44:28 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 06/11/2018 - 17:44:28 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Delegado expõe dificuldades da Polícia Civil aos vereadores

Antes de iniciar a ordem do dia, o delegado expôs no plenário aos vereadores as dificuldades que a Polícia Civil vem enfrentando na própria Central, sediada na cidade. Duarte enumerou os problemas com a estrutura que dificultam o atendimento à população

Delegado expõe dificuldades da Polícia Civil aos vereadores