Sessões de Novembro iniciadas na Câmara

A primeira sessão do mês de Novembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, realizada na segunda, 05, foi marcada por homenagens e discussões envolvendo melhorias para o município. A partir de então, restam 11 sessões ordinárias para encerrar o ano Legislativo, e a expectativa da mesa diretora é que o calendário anual siga a previsão aprovada no início do ano. “Mesmo com tantos feriados no ano, conseguiremos manter o nosso planejamento”, garantiu o presidente, Daniel Viriato Afonso.
Segundo Afonso, o ano de 2018 foi muito positivo, já que será possível economizar em torno de R$1 milhão dos recursos para manutenção da casa. Este valor deve ser devolvido ao Poder Executivo que reverterá em ações que beneficiam a população. “Importante lembrarmos que estes recursos economizados são fruto de muito esforço e um trabalho inédito implantado. Cortamos gastos considerados desnecessários, e com o apoio dos demais vereadores não concedemos diárias e outros benefícios que eram incorporados no salário dos servidores e os próprios vereadores”, comentou.

Center Shopping recebe moção

Ainda durante a sessão, a diretoria do Center Shoping recebeu da Câmara um Moção de Reconhecimento pela contribuição econômica dada ao município. A homenagem foi de autoria do vereador, Igor Batista Gomes, que discursou em favor dos empreendedores que apostaram na ideia. Inaugurado em 2015, o Center Shopping é o único da cidade e gera em torno de 600 empregos. “Esta foi o primeiro reconhecimento que ganhamos e apesar de ser um empreendimento particular beneficia toda a população”, disse o presidente da Associação dos empresários do shopping, Nivaldo Rizzoto.

Nomes de Ruas

Os vereadores, Marcio Scarsanella e Paulo Roldão, também tiveram projetos de suas autorias aprovados na primeira sessão do mês. Enquanto Marcio propôs que três ruas dos Loteamentos Santa Mônica I e II, no bairro, Sanga da Areia, recebam os nomes de Maria da Rocha Nagel e Bráulia Teixeira - que eram parentes do empreendedor do loteamento, e Nossa Senhora das Graças que é padroeira do bairro, o vereador, Paulo Roldão, sugeriu que rua no bairro, Lagoão, receba o nome de Walmor Esmeraldino Francisco que foi um morador que ajudou os mais carentes do bairro em décadas passadas. Familiares dos nomes homenageados acompanharam as votações.

Vereador sugere exploração de espaços públicos em troca de internet liberada

De autoria do vereador, Jorge Luiz Pereira, ainda foi aprovado o projeto por ele denominado “Praças Digitais”, que autoriza o uso dos espaços públicos como praças para as empresas privadas divulgarem com materiais publicitários seus produtos desde que disponibilizem gratuitamente internet com wi-fi a população. “Outras cidades já aderiram a projetos semelhantes e acho interessante essa parceria entre administração e empresas, já que não existem recursos suficientes e esta iniciativa valorizaria o uso das praças de nossa cidade”, justificou o vereador reconhecendo ainda que a implantação do projeto deverá obedecer critérios estabelecidos pela secretaria de Planejamento.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/11/2018 - 17:44:28 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 06/11/2018 - 17:44:28 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Dupla Homenagem: vereador aprova projetos para ruas da Sanga da Toca I

Motivado pelo empenho com que as famílias Pires e De Lavéchia contribuíram para o bairro Sanga da Toca I, sobretudo, a ligação com os movimentos religiosos da comunidade, o vereador, Diego Pires, que também representa a região, conquistou a aprovação de dois projetos de lei durante a sessão de segunda, 17

Professor lança livro durante sessão na Câmara

Também participaram do lançamento o prefeito de Turvo, Tiago Zilli, de Maracá, Arlindo Rocha, e o vice-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Carlos Scarsanella, que foram convidados para compor a mesa

Alunos do SENAC tem aula prática na Câmara

Foram recepcionados pelo presidente, Daniel Viriato Afonso, que explicou o processo legislativo e as etapas para aprovação das leis, como se dá atuação dos vereadores e conheceram a última peça orçamentária que tramita na casa e deve ir a votação nas próximas sessões

Alunos da Escola Clóvis Goulart conhecem a Câmara

A ida ao Legislativo do município fez parte do projeto do professor de geografia, Elvis Campagnollo, que teve como objetivo ensinar os adolescentes sobre a atuação dos poderes constituídos, qual sejam, Executivo, Judiciário e o Legislativo.