Câmara aprova Orçamento para 2019

Durante a sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta, 27, na Câmara de Vereadores de Araranguá, o Orçamento previsto para 2019 em torno de R$ 146 milhões foi aprovado. Também estavam na pauta, 26 emendas, sendo sete de autoria do vereador, Jair Anastácio, doze do vereador, Igor Batista, quatro do vereador, Jorge Pereira e, três do vereador, Neno Fontoura. Destas, duas foram rejeitadas e uma retirada de pauta a pedido do próprio autor que entendeu que o assunto estava sendo discutido em outra emenda proposta por ele mesmo.
O Orçamento é a lei que prevê a aplicação dos recursos do município no próximo ano. Uma espécie de direcionamento dado ao prefeito que deve ser, obrigatoriamente, analisado antes pelos representantes do Legislativo. O projeto é elaborado pelo próprio Poder Executivo, e com a emendas aprovadas, os recursos de determinadas áreas sofreram alteração, com acréscimo em investimentos para ações do Turismo, Esporte, Cultura, Educação e Segurança Pública. “A votação ocorreu conforme o esperado, e acreditamos que no próximo ano o prefeito poderá fazer o seu trabalho da melhor forma possível”, comentou o líder do governo na casa, vereador, Marcio Scarsanella.
Outros cinco projetos considerados de urgência também foram aprovados.

POSSE DA MESA DIRETORA

Ainda durante a sessão, foi aprovada uma resolução que altera o regimento interno da casa no que diz repeito a posse da nova mesa diretora, eleita no último dia 19. Segundo a regra regimental, a posse deve ser realizada em sessão solene no primeiro dia do ano em que se inicia o mandato, neste caso, dia 01 de janeiro.
Por entender que a data prejudicaria a participação da população na solenidade, ficou definido pelos vereadores que será realizada no dia 02 de janeiro às 15 horas. A nova mesa diretora para o biênio 2019/2020 é composta pelos vereadores: Daniel Viriato Afonso (presidente), João Abílio Pereira (vice-presidente), José Paulo Roldão (2º vice-presidente), Luciano Pires (secretário) e Ronaldo Soares (2º secretário).
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/12/2018 - 18:28:26 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 27/12/2018 - 18:28:26 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Dupla Homenagem: vereador aprova projetos para ruas da Sanga da Toca I

Motivado pelo empenho com que as famílias Pires e De Lavéchia contribuíram para o bairro Sanga da Toca I, sobretudo, a ligação com os movimentos religiosos da comunidade, o vereador, Diego Pires, que também representa a região, conquistou a aprovação de dois projetos de lei durante a sessão de segunda, 17

Professor lança livro durante sessão na Câmara

Também participaram do lançamento o prefeito de Turvo, Tiago Zilli, de Maracá, Arlindo Rocha, e o vice-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Carlos Scarsanella, que foram convidados para compor a mesa

Alunos do SENAC tem aula prática na Câmara

Foram recepcionados pelo presidente, Daniel Viriato Afonso, que explicou o processo legislativo e as etapas para aprovação das leis, como se dá atuação dos vereadores e conheceram a última peça orçamentária que tramita na casa e deve ir a votação nas próximas sessões

Alunos da Escola Clóvis Goulart conhecem a Câmara

A ida ao Legislativo do município fez parte do projeto do professor de geografia, Elvis Campagnollo, que teve como objetivo ensinar os adolescentes sobre a atuação dos poderes constituídos, qual sejam, Executivo, Judiciário e o Legislativo.