100%

Vereador solicita implantação de Usina de Asfalto

     
Durante a sessão desta quarta, 13, na Câmara de Vereadores de Araranguá, o vereador, Diego Pires, aprovou uma indicação de sua autoria pedido que a administração municipal faça um estudo de viabilidade para instalar uma usina de asfalto própria. 
Antes de formular o pedido, o vereador, Diego, visitou a cidade de Meleiro para conhecer o projeto implantado pelo prefeito, Eder Matos, pioneiro na região. Durante a visita que aconteceu na tarde do mesmo dia, foi informado que o asfalto usado na pavimentação das ruas  produzido pela usina municipal gera em torno de 60% de economia no valor da obra. A instalação da usina custou em torno de R$1 milhão. “Uma das maiores demandas do município é a pavimentação de ruas. Seria interessante que em Araranguá tivéssemos o projeto, mais ruas poderiam ser pavimentadas com menos custo”, defendeu. Outros municípios da região também aderiram a ideia, inclusive, em consórcio, Turvo, Jacinto Machado e Timbé do Sul, terão uma usina também.


Outros vereadores também falam da usina 


Ainda durante a sessão, o vereador, Cristiano Tano, aproveitou para relembrar que ano passado foi autor do mesmo pedido encaminhado ao Executivo. "Podemos aproveitar os recursos economizados na Câmara para entrar na história e criarmos a nossa própria usina", disse. Já o vereador, Jorge Pereira, sugeriu durante a discussão em plenário, que a usina de asfalto seja viabilizada pelo município em consórcio com a Amesc. "Existem outros municípios interessados, então uma saída seria criar uma usina em consórcio com a associação. Já fiz uma solicitação neste sentido", comentou. 
Enquanto isso, o vereador, Paulinho de Souza, explicou que já questionou a administração municipal a respeito do assunto e a informação que teve é que o custo de funcionários para manter a estrutura de uma usina seria alta, e que a ideia já foi estudada pelo prefeito, Mariano Mazzuco. "Caso a usina saísse do papel seria necessário fazer concurso público para contratar um funcionário para cuidar da máquina. Tenho conhecimento de experiências que tiveram problemas com isso. Mas é um caso a ser estudado", completou.  O vereador, Jair Anastácio, lembrou que esta decisão é de competência do Executivo. "Nosso papel é fiscalizar, entendo que apesar da economia feita por esta casa, a destinação dos recursos não nos cabe. Apesar da proposta ser boa e reconhecer a economia que faria, quem deve decidir é o prefeito, ele tem que ter bom senso".
Ao final, foi sugerido ao líder do governo na casa, vereador, Marcio Scarsanella, o Tubinho, que uma reunião entre os vereadores e prefeito seja agendada para discutirem o assunto e a viabilidade da usina ser implantada em Araranguá. 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/03/2019 - 20:32:10 por: Morgana Costa Daniel Kindermann - Alterado em: 13/03/2019 - 20:32:10 por: Morgana Costa Daniel Kindermann

Notícias

Comissões são votadas na Câmara
Comissões são votadas na Câmara

  As comissões permanentes que atuarão nos próximos dois anos na Câmara de Vereadores de Araranguá, foram votadas na sessão desta segunda, 11. Ao invés de seis, agora são sete.

Mulheres são homenageadas pelos vereadores com Troféu Alzira Rabelo
Mulheres são homenageadas pelos vereadores com Troféu Alzira Rabelo

A solenidade de entrega aconteceu na noite de sexta, 08, na Câmara de Vereadores e contou com a participação de autoridades locais, o prefeito, Mariano Mazzuco, e a filha da mulher que dá o nome ao troféu, Sonia Rabelo Elias, que emocionada, usou a palavra para lembrar da trajetória da mãe, a única a assumir o Poder Executivo na história do município

Presidente da Câmara recebe homenagem do Rotary e Lar São Vicente de Paulo
Presidente da Câmara recebe homenagem do Rotary e Lar São Vicente de Paulo

 Através das medidas de economia implantadas na Câmara de Vereadores, sobretudo, com o corte de diárias e outros privilégios de vereadores e servidores, foi possível reverter recursos para a manutenção do Lar Beneficente São Vicente de Paulo, uma das motivações para o recebimento da Menção de Reconhecimento

Patrão Eraldo Vieira recebe título de cidadão araranguaense
Patrão Eraldo Vieira recebe título de cidadão araranguaense

    De autoria do vereador, Jorge Pereira, foi concedida pela Câmara de Vereadores de Araranguá, durante a sessão desta segunda, 25, o Título de Cidadania Honorária ao senhor Eraldo Vieira,  pelo empreendedorismo e relevantes serviços prestados ao município